2017 foi um ano Épico!

É inevitável começar este sucinto balanço do ano 2017 com a seguinte afirmação: “Este ano que agora se conclui ficará para sempre profundamente gravado em mim!”

Essencialmente porque foi um ano onde me descobri ainda mais além do que achava possível. Confirmei que para irmos mais longe precisamos de quem esteja disposto a fazer a viagem connosco.

Juntos é sempre mais fácil percorrer a distância. Aguentamos mais durante mais tempo!

2017 foi, por tudo isso, o meu ano Épico.

Foi, sem qualquer dúvida, um ano para mim marcado pela participação nesse extraordinário evento de superação que é o EPIC5.
Mas como todos os anos, 2017 também teve os seus pontos altos e baixos.

Este ano conseguiu ter ainda uma generosa dose de singulares momentos de alegria e realização pessoal. Estes momentos valeram por todo o esforço, trabalho e sacrifícios. Tive também a sorte de conhecer pessoas fantásticas. Pessoas que o seu contacto, as suas palavras e o seu toque me vão fazendo maior, mais forte, mais sábio. Vou crescendo convosco!

E confirmou-se! Foi um ano em que tive que me preparar fisicamente com enorme disponibilidade, disciplina e dedicação. Tudo para conseguir participar neste desafio.

Foi também um ano complicado pela necessária gestão logística dos tempos de treino com a vida familiar e profissional.
Mas com a compreensão, ajuda e participação de todos os que me são mais próximos, conseguimos conciliar essas necessidades sem demasiados transtornos para os envolvidos.

É agora evidente para mim que se quisermos muito algo e formos ponderados na sua procura, ao mesmo tempo que respeitamos todos os envolvidos, conseguiremos alcançar os nossos objectivos de uma forma harmoniosa.

E assim, os sucessos quando acontecem também são de todos os que de alguma forma ajudaram a que acontecessem.

Mas este foi também o ano em que me assaltaram algumas dúvidas inesperadas; em que tive que ultrapassar súbitos medos que achava já estarem vencidos e onde até tive que gerir alguma ansiedade que pensei já ter ultrapassado…
Mas foi um ano de intensa aprendizagem e crescimento. Um ano em que confirmei que somos muito mais fortes do que aquilo que imaginamos.

Aliás, agora, transporto em mim a certeza de que não há em nós maior força do que o querer. Nem maior motivação do que saber que acreditam em nós.

Foi um ano em que dei o melhor de mim para conseguir superar com um sorriso o enorme desafio do EPIC5.  E foi o ano onde também tive que aprender a gerir a “responsabilidade” de não defraudar aqueles que desde o início acreditaram em mim ou me foram vendo como exemplo.

E por isso, por terem acreditado e assim terem sido a enorme força motivacional que me levou até à meta do mais difícil dos objectivos, vos agradeço pelo meu/nosso 2017 e vos desejo um Grande 2018, pedindo-vos que façam dele o Vosso melhor ano de sempre.

Acreditem nas vossas capacidades e persigam os vossos sonhos. Eu continuarei a fazer exactamente isso.

Aliás já estou a “sonhar” novos desafios 😉

Desejos de um Bom Ano de 2018 a todos!

Obrigado por 2017.

José Massuça

Partilha